terça-feira, 27 de março de 2012

FMU faz atendimento para declaração de Imposto de Renda






Chegado o período de declaração do Imposto de Renda, é comum que as dúvidas surjam e as pessoas tenham dificuldades em cumprir essa tarefa. É preciso verificar boletos, levantar os valres dos rendimentos e, em muitos casos, isso causa dores de cabeça.
Pensando nestas pessoas que podem apresentar alguma dificuldade, a FMU disponibilizou os alunos do curso de Ciências Contábeis para atender estes cidadãos a preencher a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), ano base 2011.
A ação é gratuita e tem início hoje, com atendimento até o dia 26 de abril no Campus Liberdade, localizado na Av. Liberdade, 899 - no Laboratório de Informática III. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h45 e aos sábados, das 8h às 16h.
É exigido que o atendido tenha renda anual máxima em 2010 de até R$ 80 mil, além de patrimômio (Bens e Direitos) de até R$ 500 mil, e contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição de caridade.
Para se inscrever, faça o agendamento pelo e-mail: contabeis@fmu.com.br

Não esqueça dos documentos:
- Declaração do ano anterior
- Informe de Rendimentos da Pessoa Jurídica (salários)
- Informações de rendimentos / aplicações financeiras (bancos)
- Comprovantes de compra e venda de bens (imóveis, veículos, etc)
- Carnê Leão (rendimento de pessoa física)
- Comprovantes de pagamentos (de médico, dentistas, seguro saúde, assistência médica, advogados, escolas, doações, etc)
- Carnê do INSS (no caso de autônomos)
- Documentos pessoais (RG, CPF e título de eleitor)
- Comprovante de residência
- Informações sobre empréstimos
- Rendimentos isentos
- Rendimentos recebidos da Pessoa Física (nome, CPF e valor)
- Rendimentos de aluguel (nome, CPF e valor)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Beber água é a melhor forma de evitar pedras nos rins

Tudo aquilo que é importante tem um dia no calendário do ano. O dia 22 de março é o dia destinado a comemorar o líquido mais importante do mundo: a água.


Crédito: gabixmas 

A melhor forma de comemorar deveria ser ingerindo a quantidade de água necessária por dia para manter o corpo saudável, no entanto não é isso que acontece normalmente. O número de consumo de água diário está cada vez menor e as pessoas trocam o líquido por outras bebidas, como sucos, refrigerantes, etc, ignorando a importância da água para o nosso organismo.
Segundo estudos, atualmente 70% das consultas urológicas diagnosticam casos de pedras nos rins, sendo o principal causador a ausência de ingestão de água. Isso ocorre por ser somente a água capaz de conduzir excreções dos elementos que restaram pela filtragem renal.
"Quando o fluido está em pouca quantidade no corpo, a concentração dos componentes que são aproveitáveis é grande, facilitando a junção das partículas que formam os cálculos", afirma o urologista Arnaldo Cividanes, do Hospital CECMI.
No entanto, ão adianta ingerir água apenas quando sentir sede, pois segundo o especialista, isso já significa um mau sinal. "A sede significa que o organismo já está desidratado", o que, segundo ele, sobrecarrega os rins. Cividanes afirma que a quantidade mínima é de 200ml (copo americano) a cada duas horas.

Feliz dia da água para você!

Lembre-se:
  • Beber água em abundância é fundamental para a saúde. A quantidade máxima é o seu próprio corpo que irá dar, mas mantenha-se HIDRATADO.
  • Somente a água é capaz de limpar o seu corpo e eleminar elementos após a filtragem do corpo pelos rins.
  • Não substitua água por nenhuma outra bebida e ingira pelo menos 200ml de água a cada duas horas.

Fonte:

quarta-feira, 21 de março de 2012

193 países comemoram hoje o dia Internacional da Síndrome de Down



                               Crédito: guille roMa em Flickr



Há 6 anos o Brasil comemora o dia 21 de março como o dia da Síndrome de Down e, desde o fim do ano passado, após uma assembléia geral da ONU, outros 192 países colocaram a data em seu calendário oficial.
Essa iniciativa busca possibilitar que o tema seja tratado de uma forma aberta e sem preconceitos, para que diversas pessoas possam falar de suas vidas mais abertamente. Segundo dados estatísticos do IBGE, no Brasil o número de pessoas com a síndrome supera os 300 mil habitantes.
Nessas pessoas, a Síndrome ocorreu devido a uma alteração genética onde há a presença de um cromossomo a mais, o par 21. A incidência de casos é maior em casos de gravidez de mulheres mais velhas, acima dos 40 anos.
No passado, essa alteração era percebida como uma anomalia e as pessoas eram tratadas de forma preconceituosa, e os portadores eram excluídos da sociedade. Muitos morriam precocemente, sem auxílio ou cuidados.
Isso mudou com o passar dos anos e, atualmente, segundo os dados divulgados pela Santa Casa de São Paulo, em matéria publicada pelo Jornal do Brasil, a expectativa de vida já aumentou em 15 anos.
Essa visível melhora na percepção dos portadores em relação ao ambiente se deve graças às iniciativas de discussão abertas do tema, e de conscientização da população. Nas datas comemorativas, como hoje, são realizadas diversas atividades para tratar do tema no país.
Em São Paulo, a Abadis (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social) apresentou uma palestra para tratar da interação entre crianças com down e as que não possuem a síndrome. O evento que ocorreu às 10h não foi o único do dia.
Além da palestra, também ocorrerá uma gincana para crianças. A intenção, segundo a entidade, é que o público se aproxime dessa realidade.

As pessoas com Síndrome de Down são aptas a desenvolver qualquer atividade e tem o direito a frequentar a escola como qualquer outro cidadão. Infelizmente, ainda hoje as pessoas precisam brigar por esse direito. Fica a pergunta, até quando?

segunda-feira, 19 de março de 2012

11º MUTIRÃO DE CIRURGIA DE CATARATA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

                                          Fonte Divulgação


O Mutirão de Cirurgia de Catarata já é um evento tradicional e caminha para sua 11º edição, em 1º de abril. Será realizado no Centro Comercial Aricanduva em parceria com o Istituto de Ação Voluntária, Espao Cultural Gilson Barreto e a Cesmo Oftalmologia, e pretende atender três mil pessoas que realizarem a inscrição dentro do prazo, até dia 28 de março.
Para auxiliar o público serão aproximadamente 900 voluntários, entre médicos oftalmologistas e estudantes da área da saúde,que serão responsáveis por realizar exames no local. As pessoas que forem diagnosticadas com catarata já sairão com a cirurgia agendada.
Para se increver, no evento que é a maior ação de saúde ocular na região leste de São Paulo, você deve ter mais de 49 anos e apresentar alguma dificuldade para enxergar. 

São diversos postos de inscrição espalhados por São Paulo. Confira: 

Shopping Aricanduva 
Avenida Aricanduva, 5.555
De segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, das 14h às 20h.

CPTM Estação Brás (Próximo ao Acessa São Paulo)
Segunda a sexta, das 9h às 17h.

Instituto São Paulo de Ação Voluntária
Rua Airi, 114 (próx. ao metrô Carrão)
Segunda a sexta, das 10h às 17h.

Espaço Cultural Gilson Barreto
Avenida Mateo Bei, 2618 - São Mateus
Segunda a sexta, das 10h às 17h.

Informações no fone: (11) 2097-6995 ou 2015-2486